Tel: 308 805 443 Lojas Localização: PT

O Algodão

A natureza deu grandes qualidades ao algodão tornando-o  suave, muito macio e confortável. O algodão respira, por isso, o algodão não adere à pele e ajuda a remover marcas e manchas com mais facilidade do que outros tecidos. Para obter roupas de qualidade, é necessário algodão fino (a qualidade do algodão depende do comprimento das fibras individuais ou dos grampos). Quanto mais longa for a fibra de algodão, melhor será o algodão. Fibras mais longas podem ser penteadas mais facilmente para remover fibras mais curtas. Isso permite que o algodão seja fiado, resultando num  fio mais forte, mais macio e mais brilhante.

O número de fios conta?

Tecnicamente falando, o número de fios  é o número de linhas verticais e horizontais que contamos em uma polegada quadrada de tecido.
Um lençol/manta  de musselina contém, por exemplo, 50 fios, enquanto um lençol de algodão  tem cerca de 70 fios. A partir de 80 fios , chamamos o tecido de percal.
O número de fios depende de vários fatores, incluindo a camada e a espessura dos fios usados.
A camada refere-se ao número de fios que são envolvidos juntos  num  único fio. Tecidos de uma camada, por exemplo, são compostos por fios simples, enquanto tecidos de duas camadas são compostos por dois pedaços de fio entrelaçados.

No caso do algodão egípcio, que dá um fio mais fino, é possível trançar dois pedaços de linha para obter um tecido mais macio e refinado.

Percal  ou Cetim?

A diferença entre percal e cetim reside no método de tecelagem, em particular na tecelagem dos fios. O Percale é um tecido de algodão muito fino e de alta qualidade. É muito utilizado na  roupa de cama devido á  sua textura macia, suave e sedosa. O cetim cria tecidos finos e brilhantes. Algodão percal e algodão acetinado são os melhores tipos de tecelagem.

Qual deles escolher?

A tecelagem dá uma textura e toque diferentes. O cetim de algodão é geralmente mais macio que o percal. O cetim é composto de vários segmentos na parte superior, o que propociona  um efeito luminoso e uma sensação de suavidade  quando tocado. um tecido não é  melhor do que o outro. A escolha é muito pessoal. Algumas pessoas preferem a frescura de um tecido percal, outras o cetim liso.

História do algodão

Ninguém sabe ao certo a idade do algodão. Cientistas que estavam a explorar e a estudar  cavernas no México,  encontraram pedaços de cápsulas de algodão e pedaços de tecido de algodão que traçam a existência do algodão até o quarto milênio a.C. Descobriram também ,  que o algodão encontrado era exatamente igual ao que  cresce hoje em dia  nos Estados Unidos.
 No vale dos hindus no Paquistão, o algodão tem sido cultivado desde o III milênio a.C.  Simultaneamente, no Egipto, os habitantes do vale do Nilo usavam roupas de algodão. No século IX a.C. alguns comerciantes árabes trouxeram algodão para a Europa. E quando Cristovão  Colombo descobriu a América em 1492,  descobriu também  o cultivo de algodão nas Bahamas.

O algodão era a fibra mais conhecida  no mundo no século XVI. Algumas sementes de algodão foram plantadas na Flórida e na Virgínia entre 1556 e 1607. No entanto, em 1616, os colonos começaram a cultivar algodão ao longo do rio James, na Virgínia. O primeiro tecido de algodão foi fiado graças ás máquinas na Inglaterra em 1730. A revolução industrial na Inglaterra e a invenção do descaroçador de algodão nos Estados Unidos ,  permitiram que o algodão, hoje em  dia, seja uma das fibras mais usadas e conhecidas no mundo . 

Eli Whitney, natural de Massachusetts, obteve uma patente para um descaroçador de algodão em 1793 (embora os registros do Escritório de Patentes indiquem que o primeiro descaroçador de algodão foi construído  por um Engenheiro  chamado Noah Case dois anos antes da patente de Whitney). O descaroçador de algodão funciona 10 vezes mais rápido que uma mão. Esta máquina ajudou a fornecer grandes quantidades de fibra de algodão para a indústria têxtil em rápido crescimento. Em 10 anos, o valor da colheita  de algodão nos Estados Unidos  aumentou de US $ 150.000 para mais de US $ 8 milhões.

KING OF COTTON

VALE-OFERTA 12.50 €

Subscreva a nossa Newsletter e receba um voucher de 12,50€

Torne-se um dos nossos clientes  exclusivos e descubra as  nossas fantásticas ofertas e novos produtos. 

Consulte a nossa politica de privacidadeFechar